( 11 ) 4522-5512

A boa surpresa de 2025 na compra e venda

Contrariando muitas previsões, o ano de 2025 está acelerado para o setor imobiliário paulistano.

Contrariando muitas previsões, o ano de 2025 está acelerado para o setor imobiliário paulistano.

Segundo levantamento da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), divulgado nesta semana, as vendas de imóveis novos cresceram 24,2% no primeiro quadrimestre do ano na cidade de São Paulo, na comparação com o mesmo período de 2024 –-mesmo com o aumento recente das taxas de juros.

Foram mais de 18 mil unidades comercializadas entre janeiro e abril. Os empreendimentos enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida, responderam por mais de 13 mil dessas vendas, registrando um avanço de 28% na base anual.

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente da Abrainc, Luiz França acrescentou que a subida forte do aluguel nos últimos meses também está contribuindo para uma maior procura para a compra de imóveis. “Aproximadamente 37% das pessoas que têm intenção de comprar hoje querem sair do aluguel, porque ele cresceu nos últimos anos muito acima da inflação. Então é expressivo quantidade de gente que, hoje, não está conseguindo acompanhar o valor do aluguel versus aquele tipo de imóvel que ele morava”, afirmou.

O levantamento da Abrainc mostrou ainda que o mercado está pujante também em locais com tíquete médio mais elevado. Vila Mariana se destacou como o líder em VGV de lançamentos, com empreendimentos nos segmentos compacto, MAP (médio e alto padrão) e luxo. Já Cerqueira César liderou em preço médio do metro quadrado lançado, mesmo com projetos do tipo compacto.

Para quem atua com intermediação, esse panorama evidencia a importância de reforçar o estoque para atender esses setores mais aquecidos, o relacionamento com leads e a parceria com incorporadoras. Gostaria de deixar três recomendações práticas:

1. Atualize seu portfólio com foco no MCMV e adjacências. Imóveis com valor de até R$ 350 mil, bem localizados e com documentação em dia têm altíssima chance de giro.

2. Reforce o conteúdo educativo. Muitos clientes ainda têm dúvidas sobre como se enquadrar nas novas regras do programa e como funciona o financiamento. Produza materiais simples e objetivos, e esteja disponível para tirar dúvidas.

3. Aposte na urgência inteligente. O MCMV é uma política de governo — e como tal, pode ser revista ou reestruturada. Aproveitar esse momento é garantir acesso a crédito com subsídio e taxas reduzidas, algo que não é garantido no médio prazo.

O mercado se move com força. Profissionais mais atentos, preparados e ativos são os que vão transformar essa movimentação em bons negócios.

Fonte: Portas