Iniciar uma conversa
Selecione o setor com que deseja conversar
Jundiaí abre as portas para o turismo rural com foco na identidade e história da cultura rural, proporcionando aos visitantes uma experiência única que vai além das tradicionais atrações turísticas. Com oito rotas turísticas demarcadas pelo Departamento de Fomento ao Turismo, órgão ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o município se destaca no Estado de São Paulo por oferecer a oportunidade de conhecer de perto a história e a rica cultura rural da região.
Das oito rotas turísticas estabelecidas, cinco são dedicadas ao turismo rural, com a participação de 84 empreendimentos, entre restaurantes, adegas e trilhas ecológicas. Divididas conforme o produto oferecido ou o bairro onde estão instaladas, as rotas rurais de Jundiaí são: Rota do Castanho, Rota da Terra Nova, Rota do Vinho, Rota da Uva e Rota da Cultura Italiana.
Os visitantes podem desfrutar de uma variedade de experiências autênticas, desde a colheita de frutas direto do pé até um delicioso café colonial, passando por massas caseiras, geleias e compotas. A proximidade com a natureza e a oportunidade de conhecer de perto a produção local são os grandes diferenciais do turismo rural em Jundiaí.
O prefeito Luiz Fernando Machado destaca a importância do turismo rural para o município: “Jundiaí é uma cidade de grandes atrativos naturais, de história de destaque e que atrai o turista pela cultura e sabores. O turismo rural é um braço forte da economia para os pequenos produtores e movimentou só em 2020, U$ 49 milhões, impulsionado pela Festa da Uva e rotas que ganham cada vez mais reconhecimento no cenário turístico”.
A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, da UGAAT, Marcela Moro, complementa: “A uva, o vinho, a gastronomia, a história das famílias são componentes importantes destes atrativos. Pelo menos 70% do fluxo turístico computado vem a Jundiaí por conta do turismo rural. Trata-se de uma ferramenta importante para o fortalecimento de empreendimentos rurais, uma vez que cria mais uma fonte de renda para os mesmos, gera empregos e melhora a qualidade de vida da comunidade”.
Para ampliar ainda mais as opções de turismo rural, a cidade está desenvolvendo outras duas rotas turísticas: a Rota dos Sabores, que inclui empreendimentos nos bairros do Corrupira, Fernandes, Rio Acima, Champirra, São José da Pedra Santa, Pinheirinho e Horto Florestal; e a Rota da Cerveja Artesanal, explorando a produção local de cervejas artesanais.
Cafés coloniais, passeios a cavalo, almoços em restaurantes rurais e visitas às adegas são apenas algumas das opções que Jundiaí oferece aos turistas que buscam contato com a natureza e experiências autênticas. O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, reforça a importância do turismo rural para o município: “O turismo rural de Jundiaí é um importante impulsionador de renda e empregos para nossa cidade. Atualmente, a cidade possui mais de 80 empreendimentos no setor e cinco rotas turísticas que tem o turismo rural como seu principal segmento. Mais de 70% do fluxo turístico de Jundiaí vêm para a cidade motivado pelas nossas opções rurais. A cidade também é tricampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Rural”.
Um exemplo de sucesso no turismo rural de Jundiaí é a família Rizzetto, que faz parte da Rota da Cultura Italiana. Seguindo a tradição familiar de preparar massas artesanais, eles decidiram abrir as portas de sua propriedade para compartilhar o autêntico sabor da culinária italiana com os visitantes. “Seguindo a tradição italiana de fazer a própria massa e o molho para a autêntica ‘macarronada de domingo’, a família Rizzetto resolveu inovar e fazer as iguarias em larga escala para venda externa. Fazendo parte da Rota da Cultura Italiana, comercializam o produto oferecendo aos turistas o verdadeiro espírito da cultura italiana”, descreve o texto original.
A proprietária Maria Elisa Rizzetto Gallo conta como a produção aumentou devido ao sucesso: “A produção foi iniciada timidamente, porém o sucesso foi tanto que começaram a produzir além dos limites da propriedade. Agora o produto chega longe. Distribuímos para empórios, restaurantes, açougues, enfim, lugares especializados em produtos não industrializados. Procuramos utilizar ingredientes selecionados, quer dizer, desde ovos, farinhas e especiarias para que o sabor seja diferenciado”.
Fonte: https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/conheca-turismo-rural/
( 11 ) 99985-1528
( Contratos de Locações )
( 11 ) 93801-5635
( Vistorias e Rescisões )
( 11 ) 93801-5659
( Manutenções Prediais )
( 11 ) 4522-5512
( Boletos e Extratos )
( 11 ) 4522-5512
© Copyright 2024 | by Active Imob & Design Mundi