( 11 ) 4522-5512

Dicas para deixar seu imóvel mais atraente

O retorno financeiro possa não ser imediato, os lucros com o aluguel de um imóvel podem ajudar muito a melhorar as suas finanças

Dicas para deixar seu imóvel mais atraente

O retorno financeiro possa não ser imediato, os lucros com o aluguel de um imóvel podem ajudar muito a melhorar as suas finanças

No entanto, assim como em qualquer outro tipo de investimento, é preciso tomar alguns cuidados para aumentar a sua lucratividade. Um dos pontos mais importantes é colocar em prática algumas ações para valorizar seu imóvel, para preservá-lo ao longo do tempo e fazer o seu investimento render mais.

Além disso, um imóvel bem cuidado tem mais chances de atrair inquilinos e, consequentemente, ser alugado mais rápido. Afinal, a falta de manutenção e os sinais de desgaste em uma casa ou apartamento podem se tornar motivos para uma pessoa desistir do aluguel. 

Para ajudar você a garantir a valorização do seu imóvel e um bom retorno para o seu investimento, separamos a seguir algumas dicas de ouro. Confira!

1 – Mantenha seu imóvel moderno e atualizado

Quando uma pessoa procura um imóvel para alugar, ela não quer se preocupar com a pintura de paredes descascadas ou mesmo com reformas para consertar problemas estéticos. Além disso, uma casa ou apartamento com móveis antigos e mal cuidados e acabamentos mal feitos, por exemplo, pode ter o valor do aluguel reduzido em uma avaliação profissional.

Então, procure manter seu imóvel moderno e atualizado, realizando pequenas melhorias, como mudanças de revestimentos, acabamentos e até mesmo de alguns móveis. Essas melhorias podem influenciar positivamente a percepção dos inquilinos sobre o valor do imóvel.

Outro ponto que valoriza muito a aparência de um ambiente é a pintura. Renovar as paredes faz uma grande diferença na valorização do imóvel e não exige muitos gastos. Nesse caso, lembre-se que o ideal é utilizar tons neutros e discretos, como o branco, que passa uma sensação maior de limpeza e cuidado e é a opção mais segura para agradar os inquilinos.

2 – Aproveite bem os espaços

Aproveitar ao máximo os espaços disponíveis no seu imóvel é muito importante. Pequenas mudanças, como a otimização da distribuição dos cômodos, a troca de posições dos móveis e valorização das áreas externas, podem transformar uma casa ou apartamento, torná-lo mais atrativo e até mesmo fazer com que pareça maior.

Em relação às áreas externas, vale ter ainda mais atenção. Jardins e varandas costumam ser muito procurados pelos inquilinos, mas será difícil fechar negócio se esses espaços estiverem mal conservados no seu imóvel, não é? Então, faça as manutenções necessárias nas áreas externas para que essas se tornem pontos positivos da sua propriedade.

3 – Invista na iluminação e na manutenção elétrica

Lâmpadas queimadas, tomadas que não funcionam e interruptores quebrados: tudo isso desvaloriza o seu imóvel na hora de alugar. Além disso, a falta de manutenção nas instalações elétricas pode colocar em perigo os moradores e o prédio. 

Por isso, em primeiro lugar, revise a rede elétrica do seu imóvel, faça as reformas necessárias e garanta que essas sejam feitas por profissionais competentes e com produtos de qualidade. Depois, fique atento à iluminação dos ambientes. Pesquise quais lâmpadas e luminárias realçam os pontos positivos do seu imóvel, para deixá-lo mais interessante e atrativo para seu futuro inquilino.

4 – Realize manutenções nas instalações hidráulicas

Assim como no caso das instalações elétricas, os problemas na rede hidráulica, como os vazamentos, podem causar muitos prejuízos e, claro, diminuir as chances de encontrar um inquilino mais rápido. Para evitar problemas e reformas, que representam gastos maiores, procure manter uma manutenção preventiva nas instalações hidráulicas do seu imóvel.

Fique atento aos sinais de possíveis problemas, como um aumento repentino na conta de água, e faça os reparos necessários o quanto antes. Além disso, cuide da rede de esgoto do imóvel: verifique a limpeza da caixa de gordura, por exemplo, pois o seu entupimento pode causar transtornos e prejuízos. Todos esses cuidados também valorizam o seu imóvel.

5 – Aposte em móveis planejados

Essa dica parece ser um gasto desnecessário para você? Pois saiba que apostar em móveis planejados é um investimento que vai valorizar muito o seu imóvel. Se já tiver móveis planejados, procure mantê-los bem conservados, restaurando danos ou arranhões. Se ainda não tiver, considere incluir essa melhoria nos seus planos, pois os móveis planejados possuem grande influência na decisão de locação de um imóvel, além de ser um ótimo diferencial para a sua propriedade se destacar nos anúncios e na negociação.

6 – Considere a instalação de tecnologias sustentáveis para eficiência energética

Imóveis sustentáveis frequentemente têm um valor de mercado mais alto e podem alcançar, também, valores de aluguel mais elevados. Diversos estudos já comprovaram essa valorização e o crescimento da demanda por imóveis sustentáveis no Brasil.

Um desses é o Relatório “Atração de Investimentos através da Sustentabilidade no Mercado Imobiliário”, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em 2020. Esse estudo mostrou que empreendimentos com práticas sustentáveis e certificações verdes tendem a atrair mais investimentos e têm uma valorização superior no mercado. 

Então, investir em sistemas de energia renovável, aquecimento solar, iluminação LED, isolamento térmico e outras soluções sustentáveis é uma maneira comprovada de valorizar seu imóvel. Além disso, essas tecnologias ajudam a reduzir os gastos com manutenção ao longo do tempo.

Fonte: https://ibagy.com.br/blog/financas/valorize-seu-imovel-proprio-confira-5-dicas-de-ouro/