Geração Z lidera sonho da casa própria apesar de barreiras

Pesquisa revela que metade dos jovens de 18 a 28 anos quer comprar um imóvel, mas alta de preços, juros elevados e falta de recursos atrasam os planos

Pesquisa revela que metade dos jovens de 18 a 28 anos quer comprar um imóvel, mas alta de preços, juros elevados e falta de recursos atrasam os planos.

Enquanto o sonho da casa própria ainda é prioridade para a maioria dos brasileiros, uma nova pesquisa revela que ele é especialmente latente entre a geração Z, composta por jovens de 18 a 28 anos.

De acordo com a pesquisa “Retratos do Morar”, realizada pelo Instituto Ipsos-Ipec, a pedido do Grupo QuintoAndar, 50% dos integrantes dessa faixa etária têm o objetivo de comprar um imóvel. Este percentual é superior à média nacional, de 41%.

Apesar desse desejo, questões financeiras continuam sendo os maiores obstáculos para a aquisição de imóveis. Entre os entrevistados, 41% afirmaram não ter dinheiro suficiente para dar entrada ou pagar parcelas de financiamento — número que sobe para 47% entre os jovens da geração Z.

“Mesmo em um contexto econômico difícil, o sonho da casa própria segue vivo, especialmente entre os mais jovens”, analisa Lucas Lima, diretor de operações do QuintoAndar. Ele acrescenta que o imóvel ainda é visto como “um pilar de segurança e realização” para os brasileiros.

Embora liderem o desejo de comprar uma casa, os jovens entre 18 e 28 anos são os que menos pretendem adquirir um imóvel como investimento (14%).

Preços altos são barreira para compra de imóvel

A pesquisa revela também que 30% dos brasileiros consideram que os preços dos imóveis estão altos demais, enquanto 21% consideram as taxas de juros como um impedimento importante.

Assim, o cenário econômico desafiador também impacta o prazo para a realização desse objetivo. Segundo o estudo, 60% dos entrevistados com intenção de adquirir um imóvel planejam fazê-lo em um prazo superior a um ano.

Fonte: Portas