Locatários procuram apartamentos cada vez menores

Metragem média das unidades procuradas para locação caiu em 2025 pelo 2º ano consecutivo no Brasil, aponta pesquisa DataZAP; itens como minimercado, mensageria e espaço pet continuam na lista de desejos

Metragem média das unidades procuradas para locação caiu em 2025 pelo 2º ano consecutivo no Brasil, aponta pesquisa DataZAP; itens como minimercado, mensageria e espaço pet continuam na lista de desejos

Os apartamentos com menor metragem têm sido os mais procurados no Brasil para quem vive de aluguel. E eles estão cada vez menores. Segundo levantamento do DataZAP, o tamanho médio dos apartamentos buscados para locação no Brasil caiu para 58 m² em 2025. Em 2024, a média era de 67 m², e em 2023, de 71 m². Essa redução ocorre pelo segundo ano consecutivo e reflete mudanças demográficas e econômicas no país.

Por trás desse movimentos estão diversos motivos, que vão desde as novas configurações familiares, passando pelo custo do aluguel, até a maior oferta de unidades menores.

“Temos acompanhado a demanda por imóveis menores ao longo dos anos. E esse comportamento está atrelado não só a mudanças no perfil das famílias, alto custo de vida e possibilidades de financiamentos como também à oferta de imóveis que temos hoje, com metragens abaixo dos 60 m², em especial nas regiões próximas aos grandes centros”, avalia Tatiane Martins, gerente de inteligência imobiliária do Grupo OLX, ouvida pelo Hub Imobiliário.

Mudanças nas famílias e oferta de pequenas metragem

De acordo com o último Censo, as famílias brasileiras diminuíram em tamanho, passando de 3,7 pessoas por residência em 2010 para 2,8 em 2022. Além disso, quase 19% dos domicílios são ocupados por apenas uma pessoa, apontando para um novo padrão residencial.

Outro fator que contribui para a busca de metragens cada vez menores é o aumento do custo do metro quadrado em áreas valorizadas. Reduzir o tamanho dos imóveis tem sido a alternativa para quem deseja manter o aluguel compatível com o orçamento e continuar vivendo em localidades com boa infraestrutura.

Fonte: Portas