Mulheres e o mercado imobiliário
Cresce a atuação de corretoras de imóveis no Estado de Sergipe.
Até o ano de 1958, as mulheres não tinham autorização para atuar como corretoras de imóveis. Apesar da luta pela igualdade de condições e de direitos ainda ser necessária nos dias atuais, já vemos significativos avanços na história do mercado imobiliário. Segundo pesquisa do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), por exemplo, a participação feminina cresceu 144% na última década, representando mais de 34% do número de credenciados no Sistema Cofeci-Creci.
Os desafios começam já em casa, visto que, geralmente, as mulheres encaram uma jornada dupla ou mesmo tripla diariamente. Pensando nisso, o Conselho Regional de Corretores de
Imóveis de Sergipe (Creci-SE) lançou no início do ano o Grupo de Trabalho Creci Mulher, composto inicialmente por oito profissionais do mercado imobiliário sergipano e coordenado pela conselheira Adriana Cristina. O grupo tem como objetivos entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no Estado, bem como debater com o Conselho suas necessidades, além de pensar e sugerir palestras, cursos, eventos e iniciativas diversas voltadas especialmente para as mulheres.
“A ideia não é excluir os corretores de imóveis, mas sim fortalecer o vínculo entre as mulheres, considerando nossa realidade e nossos desafios diários e, consequentemente, ajudando todas as crescerem enquanto profissionais do segmento imobiliário. Podemos ser uma rede forte de apoio”, destaca a coordenadora Adriana Cristina, que construiu, em parceria com as demais integrantes, um planejamento estratégico de ações para o ano vigente.
Algumas das ações já foram colocadas em prática: no mês de março, o grupo organizou uma semana de palestras e atividades que proporcionaram à classe momentos inesquecíveis de networking. Homens e mulheres autônomos e de imobiliárias diversas vêm aderindo à mobilização da equipe, que preza também pelo incentivo a mulheres que se encontram sobrecarregadas ou desestimuladas com a profissão. “Todas nós conhecemos alguma colega que está com dificuldades de lidar com a rotina e precisa de uma rede de apoio. Nós podemos ser essa rede”, pontua Adriana Cristina.
No mês de julho, as corretoras de imóveis fizeram uma visita institucional à Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Promu Alese). Na reunião, foram compartilhados pelas participantes diversos desafios que enfrentam e o grupo Creci Mulher aproveitou a oportunidade para mencionar algumas das ações já realizadas pelo Conselho desde o início do ano. Como resultado do produtivo diálogo, as representantes da Promu, Patrícia Erlichman e Bartira Maia, colocaram-se à disposição para contribuir com iniciativas voltadas para as mulheres corretoras, como o compartilhamento de informações, rodas de conversa e palestras.
Para a vice-presidenta Carla Pimentel, a Promu abraçou a causa do Creci Mulher através de um diálogo aberto e acolhedor sobre temas relevantes e que fazem parte do cotidiano das corretoras de imóveis, tais como o preconceito de gênero e todos os tipos de assédios existentes: “Abre-se uma porta de esperança e fortalecimento para mudarmos a consciência da sociedade sobre a valorização e respeito às mulheres do mercado imobiliário.”
O grupo CRECI MULHER espera que cada vez mais profissionais e imobiliárias entrem em contato para conhecerem melhor e se envolverem com as ações e iniciativas do Conselho. Se você quiser receber o Creci Sergipe ou vir até a sede, entre em contato pelo telefone 79 2106-6801 ou no e-mail comunicacao@crecise.gov.br.
Fonte