( 11 ) 4522-5512

Dicas de decoração de imóvel alugado

Decorar um imóvel alugado é um desafio para proprietários e inquilinos.

Dicas de decoração de imóvel alugado

Decorar um imóvel alugado é um desafio para proprietários e inquilinos. No entanto, as arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça afirmam que é possível deixar o espaço com personalidade e estilo sem gastar muito e causar grandes mudanças no imóvel. Sendo assim, as especialistas acreditam que é necessário avaliar o que será um bom negócio para ambos os lados, como optar por um guarda-roupa planejado ou solto, por exemplo.


— Os proprietários costumam buscar soluções que sirvam como uma boa base para os futuros inquilinos que, por sua vez, procuram maneiras de personalizar a moradia sem altos investimentos e soluções permanentes. Apesar de serem buscas completamente opostas, o desafio está em proporcionar essa harmonia para um resultado perfeito — explica Bianca Atalla, sócia de Fernanda no escritório Oliva Arquitetura.

Para proprietários que querem valorizar seu imóvel, as especialistas aconselham a apostar numa base neutra e em revestimentos resistentes com boas soluções de marcenaria e pisos em porcelanato, pois não riscam com facilidade, são de fácil limpeza e duram por muitos anos sem a necessidade de manutenção. Para a pintura, Fernanda explica que a paleta clara é a mais adequada.

— Como é algo que os futuros moradores podem trocar com facilidade, a solução mais prática é deixar todos os cômodos com uma atmosfera bem clean. Com esse pensamento, o proprietário dá carta branca para o morador personalizar as paredes da maneira que preferir quando se instalar — explica.

Para inquilinos que rejeitam a ideia de que apartamentos alugados devem ter cara de lares temporários, elas orientam a investir em peças soltas e com medidas padrão, um cuidado que permitirá levar os móveis em mudanças futuras sem a necessidade de trocá-los.

— Os apartamentos possuem tamanhos variados, e nem sempre aquela mesa grande caberá em uma possível mudança, seja para outro alugado ou para a conquista do imóvel próprio. Por isso, antes de desembolsar, recomendamos uma análise minuciosa de possíveis futuros cenários — diz Bianca.

Outra dica das especialistas é acrescentar objetos decorativos coloridos para fugir do branco e do off white. Além de pontuar o ambiente com novas cores, eles traduzem a personalidade e o estilo da família. Vale pintura, pendurar quadros com fitas para não furar as paredes e incluir plantinhas e almofadas coloridas. Trazendo cor para objetos fáceis de substituir, fica mais fácil não enjoar e não comprometer a base do apartamento.

As arquitetas também chamam a atenção para o acúmulo de objetos, seja de valor emocional ou não. Segundo elas, avaliar o que realmente é funcional facilita o processo, uma vez que não adianta manter peças que não fazem sentido na decoração da nova casa pelo receio de desapegar.

— Levando apenas o necessário, o lar ficará mais fluido, bonito e gostoso de se viver, sem sugerir constantemente que, no fim das contas, ele não é completamente do morador — finaliza Fernanda.

 

Fonte